Na nossa cozinha podemos encontrar alimentos que nos ajudem a combater os problemas respiratórios. O tomilho, a cebola, o alho ou a cenoura podem atenuar a dor e os sintomas, enquanto nos fortalecem.
Para a asma são recomendadas as infusões de tomilho e o chá, por ser uma bebida que contem teofilina, uma substância que dilata os brônquios e facilita a respiração. Beber vinagre com mel ajuda na descongestão dos pulmões. A cebola prevem a constrição das vias respiratórias e combate a inflamação dos brônquios. Além, os exercícios de relaxação e o ioga ajudam na prevenção de ataques asmáticos.
No que a bronquite respeita, os limões, quivis, a maçã ou a uva, por terem alto conteúdo em vitamina C protegem o sistema imunitário e preveem da mucosa e a tose. A cenoura, o tomate e a laranja, ricas em vitamina A, regeneram o tecido mucoso.
As inalações de eucalipto e as de louro são muito efetivas na sinusite. As frutas, saladas e verduras, tanto cruas quanto um pouco cozinhadas fortalecem as defesas do organismo e são a melhor prevenção contra a sinusite.
Evitar os lácteos, assim como o açúcar branco ou a farinha de trigo são outras dicas para diminuir a geração de mucosidade. Tomar muitos líquidos e os locais úmidos também beneficiam a recuperação.