As plantas e os alimentos mais eficazes para os problemas respiratórios

Na nossa cozinha podemos encontrar alimentos que nos ajudem a combater os problemas respiratórios. O tomilho, a cebola, o alho ou a cenoura podem atenuar a dor e os sintomas, enquanto nos fortalecem.

Para a asma são recomendadas as infusões de tomilho e o chá, por ser uma bebida que contem teofilina, uma substância que dilata os brônquios e facilita a respiração. Beber vinagre com mel ajuda na descongestão dos pulmões. A cebola prevem a constrição das vias respiratórias e combate a inflamação dos brônquios. Além, os exercícios de relaxação e o ioga ajudam na prevenção de ataques asmáticos.

No que a bronquite respeita, os limões, quivis, a maçã ou a uva, por terem alto conteúdo em vitamina C protegem o sistema imunitário e preveem da mucosa e a tose. A cenoura, o tomate e a laranja, ricas em vitamina A, regeneram o tecido mucoso.

As inalações de eucalipto e as de louro são muito efetivas na sinusite. As frutas, saladas e verduras, tanto cruas quanto um pouco cozinhadas fortalecem as defesas do organismo e são a melhor prevenção contra a sinusite.

Evitar os lácteos, assim como o açúcar branco ou a farinha de trigo são outras dicas para diminuir a geração de mucosidade. Tomar muitos líquidos e os locais úmidos também beneficiam a recuperação.

Batata, alimento básico

Parte importante da dieta de muitas culturas, esse tubérculo é uma fonte de energia para o nosso corpo.

De origem andino, foi levada para outras regiões do mundo pelos colonizadores europeus. Sana, econômica e equilibrada, a batata é uma delícia que pode ser cozinhada de várias maneiras.

Tem um alto conteúdo em hidratos de carbono, em forma de amido, que faz que sua digestão seja feita bem devagar, o que produze uma sensação de saciedade ao longo do dia. Tem poucas proteínas e gorduras (0,1 g por cada 100g), isso a converte em um alimento ideal para as pessoas com colesterol.

É rica em vitamina B6, uma sustância necessária para a renovação celular, para ter um sistema nervoso saudável e um estado de ânimo mais equilibrado, dado que ajuda a reduzir o estresse e isso contribui para que o cérebro possa se relaxar e dormir.

O seu valor nutricional varia segundo como for cozinhada. A forma mais saudável é ao forno ou ao vapor. Cozinhadas ao forno ajudam a manter o intestino mais saudável, pelo rico conteúdo em fibra, e melhoram as funções cerebrais, pela grande quantidade de cobre e ferro que contêm. Fritas são bem mais calóricas. Os expertos asseguram que se é consumida com a pele, conserva até o 80% da vitamina C.

Não achou o plano certo?

Diga-nos qual o plano mais indicado para você!

Fale com a Hapvida Natal