A campanha lançada pela OMS procura prevenir e eliminar a violência contra o sexo feminino em todo o mundo.
“Treinar o cérebro com jogos e uma mudança nos hábitos alimentícios ajudam a manter jovem a sua memória. Confira a seguir alguns alimentos que vão lhe ajudar:
Segundo o estudo realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselsfisz, com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), só em 2011 mais de 4,5 mil mulheres foram assassinadas no Brasil.
Os dados publicados no Balanço dos atendimentos realizados em 2014 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), revelam que o 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente, e o 35% semanalmente.
Com a finalidade de eliminar a violência contra as mulheres e meninas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou em fevereiro de 2008 a campanha UNA-SE. A ação conjunta a nível mundial pretende finalizar 2015 com cinco objetivos atingidos em todos os países:
- 1. Adotar e fazer cumprir leis nacionais para combater e punir todas as formas de violência contra mulheres e meninas
- 2. Adotar e implementar planos de ação nacionais multissetoriais
- 3. Fortalecer a coleta de dados sobre a propagação da violência contra mulheres e meninas
- 4. Aumentar a consciência pública e a mobilização social
- 5. Erradicar a violência sexual em conflitos
Como parte dos eventos realizados para alcançar os objetivos, a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) convidam as pessoas todo dia 25 do mês, o Dia Laranja, a debater, ampliar e se mobilizar pela eliminação da violência contra o sexo feminino.